segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Escola de São José de Ribamar realiza caminhada da consciência negra

Alunos realizam caminhada pelo fim ao racismo
O Dia da Consciência Negra, comemorado todos os anos no dia 20 de novembro, é uma alusão ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e uma forma de lembrar o sofrimento da comunidade negra ao longo da história, de contribuir para a luta pela igualdade racial e por direitos sociais. Atualmente, diversas leis visam garantir esses direitos, porém ainda há muito a ser conquistado, uma vez que a população negra foi marginalizada após o período escravista, sem conquistar espaços "reservados" para os brancos.
"Pensamos que o que é bom, precisa ser mostrado, 
por isso ir além dos muros da escola" Adelisia Lima, Gestora da Escola Municipal Humberto de Campos

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, diversas cidades promovem eventos que visam a discussão do tema. As escolas, dedicam-se à atividades voltadas ao conhecimento da cultura e costumes de comunidades afrodescendentes, além da luta contra o racismo, tão presente em nossa sociedade. 

Neste sentido, a Escola Municipal Humberto de Campos (E.M.H.C.), em São José de Ribamar, propôs a 1ª caminhada da Consciência Negra, que movimentou a principal avenida da cidade. Na ocasião, os estudantes da instituição, carregando faixas com frases pedindo o fim ao racismo, contagiaram as pessoas que faziam suas rotineiras atividades pelo local.

No decorrer do trajeto; estudantes, professores, funcionários e familiares esbanjavam alegria ao som da fanfarra municipal, atraindo olhares de curiosos que, em sua maioria, elogiavam a manifestação.

Segundo a gestora da escola, Adelisia Lima, o evento vem sendo programado há dois meses com discussões multidisciplinares voltadas ao tema "Manifestações culturais afro-brasileiras e africanas" na intenção de iniciar um processo de desconstrução do preconceito racial, reconhecendo tais culturas como heranças de nossos antepassados. "Os alunos gostam muito do projeto, que já vem sendo trabalhado há 4 anos dentro da escola. Realizamos desfile da beleza negra e eles se mostram muito orgulhosos."

Além de chamar a atenção da população para a discussão de temas como desconstrução do preconceito racial e inserção do negro na escola, a caminhada instigou os ribamarenses para a apreciação da exposição que ocorria paralelamente nas dependências do colégio.

Cultura afro-brasileira é destaque em exposição
Com essa iniciativa, a E.M.H.C. ressalta o papel social das escolas, ou seja, o pleno desenvolvimento do cidadão no sentido de formar seres conscientes e capazes de compreender e criticar a realidade, operando na luta pela superação de todo e qualquer tipo de desigualdade.

Escrito por: Matheus Coimbra, da redação Foca aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!