segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Natalino Salgado revela informações com exclusividade ao Foca aí!


Nove professores lançam livros na noite de quinta (07)

Na última quinta - feira (07), o auditório setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi palco do lançamento de nove livros produzidos por professores da instituição. O material é resultado de teses, dissertações e crônicas dos seus autores e o lançamento é fruto de parceria entre o CCSo e a Editora Universitária (EDUFMA). Durante o evento, o diretor do Centro, César Castro, mostrou-se satisfeito com as publicações e o incentivo dado à produção literária na universidade.

Na oportunidade, ainda estiveram presentes o Reitor da UFMA, Professor Doutor Natalino Salgado Filho, o vice-reitor, Antônio Oliveira, a Coordenadora de Propriedade Intelectual, Maria de Gloria Bandeira; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Salviana Santos Sousa e a representante do Conselho Editorial do CCSo, Maria Mary.

Em entrevista, o Reitor, Natalino Salgado Filho, relatou sentir grande alegria e satisfação com o imprescindível crescimento da produção científica e literária da Universidade, graças ao apoio dado por sua administração no sentido de criar um ambiente político suficiente para a expansão dessa produção. "Nós temos presenciado nos últimos anos um crescimento substancial da produção científica e da produção literária e isso tem se dado muito pelo apoio político que a administração tem dado e que vem estimulando essa produção do saber, do conhecimento".

Prosseguindo a entrevista, a equipe Foca aí! obteve informações exclusivas acerca dos futuros projetos da reitoria e respostas à recente manifestação do curso de música.

TV UFMA 

TV UFMA será veiculada no canal 54
As TV's universitárias são espaços de prática acadêmica e divulgação de projetos científicos de diversas áreas, apresentando informação de qualidade, atendendo ao interesse público por meio de uma programação multidisciplinar. Neste contexto, a TV UFMA, com sede em construção desde 2009 na Cidade Universitária, deverá se constituir de um espaço aberto para produções das mais variadas áreas científicas.

Em primeira mão, o Reitor nos revelou o canal e a previsão de lançamento da TV UFMA. Segundo Natalino, a publicação da outorga final, já com a frequência do canal, deverá agilizar os processos licitatórios referentes à compra de equipamentos, como o transmissor. Com essa compra, a TV deverá ir ao ar no primeiro semestre de 2014, em canal digital aberto. "Nós já temos o canal e, em primeira mão, é o canal 54 digital, canal educativo, um canal aberto. Com esse canal, eu já tenho as especificações técnicas dos equipamentos(transmissor e antena) que eu não pude comprar antes por estar esperando a especificação técnica do canal(...) Nós estamos trabalhando com uma data, que é aproximadamente Março de 2014, para que nós possamos ter a TV funcionando e ela vai estar estruturada e hoje ela já tem a melhor estrutura de todas as universidades federais do país".

AUXÍLIO PERMANÊNCIA

Natalino Salgado também anunciou o aumento do valor das bolsas referentes ao auxílio permanência, já em Março de 2014. Inclusive, esta é uma questão que vem sendo pautada cotidianamente pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da universidade. "Eu creio que uma boa notícia é que a nossa bolsa de permanência, a partir de Março de 2014, vai estar de 400 reais". Além disso, o gestor especulou a possibilidade de criação de uma bolsa, com valores mais elevados, para alunos com maior dificuldade social.

CURSO DE MÚSICA

Recentemente, os alunos do curso de música fizeram uma manifestação na porta da reitoria da UFMA reivindicando ampliação do número de professores e melhores condições físicas para as atividades do curso.Indagado a respeito dos desdobramentos e das ações tomadas a partir desse fato, o Reitor admitiu deficiências no REUNI (Programa de Reestruturação das Universidades) e considerou que a manifestação encadeada por estudantes do curso foi uma prática natural ao ambiente acadêmico. Frisou ainda que mais professores estão sendo contratados a fim de suprir a demanda. "A reivindicação é justa, mas cabe uma explicação, que eu não criei o curso de música, o curso foi criado na gestão passada, até de forma irresponsável, porque criaram o curso de artes plásticas, música e teatro sem professor, sem instrumento e sem ambiente físico (...) Mas hoje eles têm 12 professores e tem mais ainda, pois tem professores que que saíram pra pós-graduação."

CENTRO DE ARTES

"Eu tenho uma boa notícia: neste próximo mês de novembro eu estarei publicando o edital para a contratação de uma empresa para construir o Centro de Artes (...) eu acho que em janeiro ou fevereiro estou dando a ordem de construção. É um grande prédio de vários andares que vai contemplar laboratórios, salas de aula, cenários de práticas para atender a dimensão dos três cursos", salienta Natalino acerca das últimas reivindicações dos estudantes de música, que pediam o cumprimento, por parte da administração, da promessa do Centro de Artes, um espaço propício para a prática das atividades inerentes ao curso e orçado em 12 milhões de reais.

O Reitor ainda evidenciou a ideia da montagem de uma orquestra sinfônica da Universidade.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Sobre o concurso realizado neste domingo (10), o professor ressaltou o caráter do certame. "E uma outra novidade que eu poderia colocar para vocês é lembrar que o concurso público do Hospital Universitário é realizado para preencher o quadro de vagas permanentes".  

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
"A fila você faz em todos os lugares, até na igreja pra receber a hóstia"
Reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho

Finalmente, Natalino Salgado pontuou a reforma do Restaurante Universitário. O espaço opera no limite de sua capacidade e todos os dias os estudantes precisam ficar cerca de uma hora na fila, aguardando para almoço ou jantar. "Isto eu brigo todo dia lá na PRECAM (Prefeitura de Campus). É porque já saiu da parte da planilha do arquiteto e já está no orçamento, nós vamos ampliar o R.U. (...) e também vai ser um dos poucos do Brasil climatizado (...) e criar diferentes acessos para humanizar a fila, porque a fila jamais acaba, a fila você faz em todos os lugares, até na igreja pra receber a hóstia".

Escrito por: Matheus Coimbra, da redação Foca aí!

Um comentário:

  1. Finalmente o R.U será climatizado! Não sairei mais aos pingos de suor no almoço.

    ResponderExcluir

Interaja com a gente!