segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TROTE DE COMUNICAÇÃO MARCA A SEMANA DOS CALOUROS

“Estou adorando, parece que agora sim eu entrei na faculdade” (Carla Martins, caloura de Relações Públicas).
Acolhimento aos "bixos"
Surpresa, animação e uma festa de cores, assim foi o trote dos calouros de Comunicação Social 2013.2 ocorrido, quarta-feira dia 6 de novembro no Centro de Ciências Sociais da UFMA. Os novos alunos, enfim, foram recepcionados pelos veteranos do curso com direito a quiz sobre a área escolhida, prendas e muita tinta.
Arte da Comunicação
Os trotes são atividades desenvolvidas por parte dos veteranos do curso que desejam levar o clima universitário aos recém chegados. Para Roberta Lima, estudante de Relações Públicas, uma das organizadoras da ação, o trote representa mais do que uma simples brincadeira. “É um rito de passagem, vamos dizer assim, na cadeira de comunicação e cultura organizacional, disciplina de relações públicas, a gente vê que é interessante que tenha esse tipo de movimento, pois de certa forma os estudantes começam a deixar aquele pensamento do ensino médio e percebem como universitários, que são capazes de organizar eventos, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito da diversão”. Roberta, ainda afirma que a comissão organizadora se preocupa com a segurança e pensa em ações que façam o calouro se sentir a vontade e tenha desejo de participar.
O momento de descontração em geral é realizado nos primeiros dias de aula, paradigma esse, que foi deixado de lado pelos organizadores, a fim de surpreenderem os calouros. Situação que foi bem sucedida, segundo Robert, calouro de jornalismo. “Eu sabia que ia ter, eu só não sabia que ia ser tão depois do começo das aulas. Quase dois meses depois. Eu já tava até um pouco desacreditado”. Além da diversão, o trote é visto como uma grande oportunidade de interação entre os estudantes das três habilitações. “Com certeza. Eu, por exemplo, sou amiga de pessoas de todos os períodos que chegaram depois, porque eu sinto a necessidade de que eles sejam bem recepcionados” frisou Roberta, veterana do curso.
"Momento Insta"
  Sendo quase considerado uma tradição entre os universitários, os trotes, na maioria das vezes, são esperados com grande expectativa por aqueles que irão passar por ele. É o que afirma Carla Martins, caloura de Relações Públicas. “O trote é uma coisa meio que tradicional de todos os cursos, porque é a iniciação da vida acadêmica, eu acho bem legal, quando não tem aquele negócio de violência, quando é só mesmo uma coisa pra se divertir e mostrar ao novo estudante o ritmo da vida universitária”.

          Para quem participa, é uma mistura de sensações. “Além de nojenta? (risos) todo sujo. Isto aqui é uma sensação boa, assim, de... nossa, tô na UFMA. É isso, é aqui que eu deveria estar, né?” - falou Robert de jornalismo, com euforia. “Estou muito feliz”, ressaltou.
Compreender a prática e se sujeitar as brincadeiras podem, para quem está de fora, parecer algo desnecessário. Entretanto, além de ser o momento de muita algazarra, representa a comemoração de jovens que buscam, na vida acadêmica, a melhor forma de se tornar um cidadão crítico e com autonomia de construir o seu próprio caminho.

TROTE SOLIDÁRIO

Desde 2012.2 é organizado pelos estudantes de comunicação o “trote de solidário”, uma ação social que tem com objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica a fazer doações que são revertidas a uma determinada instituição. Nesta edição, o trote tenta arrecadar materiais de higiene pessoal para Solar do Outono, instituição que cuida de idosos.
Ações desse tipo reforçam o papel da universidade na integração da sociedade. “O trote solidário é importante porque ajuda os estudantes a abraçarem causas sociais. O trote semestre passado foi destinado a uma creche com a doação de brinquedos pro Natal. Esse ano a gente tá ajudando o Solar do Outono, porque é uma instituição que cuida de idosos que as famílias não podem cuidar ou que não têm quem cuide. Isso é importante porque ajuda a desenvolver a sensibilidade do ser humano e também o espírito, eu acho que até cívico e de amor ao próximo”, declarou Ramayana Mendes, estudante do 3º período de relações públicas, uma das organizadoras da ação.
Segundo Ramayana, as redes sociais são os principais instrumentos utilizados para a arrecadação dos materiais. “A gente faz os informes, divulga em todos os meios de internet, facebook, Twitter, whatsapp, e os alunos trazem as doações”.  
Em breve será realizada a doação na própria instituição e a equipe do FOCAAÍ estará presente para trazer mais detalhes.  Aguardem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!