sábado, 26 de outubro de 2013

Abertura da 8ª Aldeia Sesc Guajajaras: beleza, leveza e arte na Praia Grande

Cortejo artístico pelas ruas do Centro Histórico
Foto: Joelma Baldez
Artistas alegres e criativos espalharam músicas, cores e belos movimentos por ruas e becos do centro histórico de São Luís, no fim da tarde de ontem (25), atraindo a atenção de comerciários, estudantes e transeuntes. Foi assim a abertura da 8ª Aldeia Sesc, um evento que visa ao fomento e difusão de arte e cultura e à formação de público. 

Este é o primeiro ano em que o evento adota o nome Aldeia, o que lhe confere um sentido mais amplo e reafirma o papel exercido pelo Projeto na valorização de quem produz e no incentivo a quem consome bens artísticos e culturais. Neste aspecto, Aldeia corresponde à busca da construção de um diálogo entre as mostras selecionadas pelos Departamentos Regionais do Sesc e a produção local. 

A Praia Grande como palco das apresentações leva, para aquele espaço, beleza, leveza e arte, como afirma Carolina Aragão, técnica de cultura do Sesc. Isso não foi difícil de constatar quando o cortejo artístico, que partiu da Praça Deodoro, chegou à Praça Nauro Machado, local de shows com artistas locais e outros convidados. Coletivos de arte, grupos folclóricos e percussivos,  artistas circenses e companhias de dança  desceram a Rua Grande, passando pelo Largo do Carmo, Beco da Pacotilha, e encerraram o cortejo na Praia Grande, com boa recepção. O público que chegava para os shows se animaram com as primeiras apresentações: malabarismos, danças, batucadas. Mas foi  o tambor de Crioula do TSI Sesc e  o bumba-meu-boi Unidos de Santa Fé fizeram da praça um espaço ainda maior, quando todos se misturaram no mesmo ritmo e na mesma energia. 

descontração é um item que parece dar lugar, também, ao talento e ao conhecimento nessas atividades. Para Heliel Cardoso, estudante de Biblioteconomia, esse evento representa "um  tipo de ação social e também uma forma de divulgar a cultura dos artistas locais [...] e a gente sempre tem atrações que têm qualidade". Essa opinião é compartilhada por N. S., 14a., estudante de escola pública, que acompanhou o cortejo e considera importante participar desses eventos porque "é cultura de nosso país, que mais adiante nós vamos poder falar para nossos filhos".

8ª Aldeia Sesc Guajajaras de Arte acontece até o dia 1º de novembro e conta com uma programação diversificadas na área da música, do teatro, dança e artes visuais. Para maiores informações, acesse o site do Sesc-MA - http://www.sescma.com.br/ ou o blog http://aldeiasescguajajaradeartes.blogspot.com.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!