sábado, 5 de outubro de 2013

Patrono da 7ª FeliS, Nauro Machado, concede entrevista ao Foca aí!

“Livro, leitura e tecnologia”. Este é o tema da 7ª feira do livro de São Luís (FeliS), que acontece de 27 de Setembro à 06 de Outubro. Nesta edição, o evento foi realizado no bairro histórico da Praia Grande, um local com grandes atrativos; entre eles, o casario histórico, as ladeiras e os becos que serviram de inspiração para tantos poetas como Nauro Machado, patrono da FeliS e um dos maiores escritores maranhenses do século XX.

Em entrevista, o poeta e autor de mais de 40 obras nos revelou que aceitou ser o patrono da feira ao saber que esta seria realizada no bairro em que nasceu, que tanto ama e que passou bons momentos de sua vida. “Como partiu de tão boa vontade pelo novo presidente da Func, eu aceitei de bom grado por saber, em primeiro lugar, que a feira seria feita aqui na Praia Grande. Como a Praia Grande é o meu lugar predileto daqui de São Luis, inclusive nasci aqui na Praia Grande, sou frequentador daqui há mais de 60 anos [...] pra mim, está sendo muito feliz a feira realizada aqui e mais honroso ainda em ser o patrono”.

Segundo Nauro Machado, o tema da FeliS 2013 é muito recorrente no momento em que estamos vivendo, uma vez que as tecnologias são necessárias e notáveis, porém fazendo-se restrições. O escritor ainda argumenta que já se apropria de algumas inovações tecnológicas em seu trabalho. “Já me apropriei, acho louvável e acho também que devemos acompanhar nosso século, mas há um aproveitamento negativo, a pessoa perde a privacidade e essas outras coisas que a gente tem visto ultimamente”.

Para o autor, a FeliS é de grande importância para a população jovem da cidade, confessando que o estado deveria obrigar o ensino não somente do português, mas também de literatura. “Eu gostaria apenas que o estado e o município obrigasse, sobretudo a escola primária, o ensino não só do português mas do conhecimento literário, ainda que superficial; e das pessoas que fazem algo em prol da cultura maranhense. A cultura maranhense é sobretudo literária”, finaliza.

A 7ª Feira do Livro de São Luis ainda homenageou Aluísio Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, Zelinda Lima e Salgado Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!