segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Poesia ao som do Realejo no encerramento da 7ª FeliS

Jovem visitante declama poema distribuído pelo mímico.
Eco Final. Apalpa o silêncio / no primeiro instante / da madrugada / (súbito anoiteces / na eternidade). Poemas como esse, de Nauro Machado, puderam ser lidos em alto e bom tom por pessoas que visitaram a Praia Grande ontem, último dia da 7ª Feira do Livro de São Luís. Com um realejo e uma gaiola poética, o mímico Gilson César convidava os transeuntes para um momento de leitura, atraindo idosos, adultos, jovens e crianças.

O convite feito pelo mímico era aceito facilmente, tendo em vista o próprio poder da poesia, como explica a pedagoga Rose Frazão: “A poesia fomenta na pessoa a curiosidade e essa curiosidade faz com que você seja feliz, como a leitura do livro”.

Realizada desde o primeiro dia, Gilson esclarece que essa intervenção artística corresponde não só a uma ação de recepção no evento, mas também a uma estratégia de divulgação e valorização da literatura maranhense para todos que visitam a Feira. Ele revela que a inspiração veio de observações feitas em São Paulo, cidade onde morou: “Eu sempre olhava em São Paulo aqueles senhores com um realejo e um periquitinho dentro de uma gaiolinha pegando as mensagens. Aí eu tive a ideia de trazer o realejo pra divulgar poesia. Aí conversei com alguns poetas nossos, pedi textos, poemas. Aí nasceu”.

A ideia é promissora, se for levada em consideração a reação dos visitantes que se aproximavam, especialmente os mais jovens. Crianças e adolescentes, liam os poemas com sorrisos nos lábios e ainda faziam questão de um registro fotográfico com o artista. Para Bira do Pindaré, que parou para participar desse momento, a performance de Gilson é sempre inovadora, o que promove a interação. Entusiasmado, ele acrescenta: “Eu peguei a mensagem, eu li em voz alta, as pessoas em minha volta ouviram a mensagem, eu refleti sobre ela e eu vou carregar comigo a mensagem, no bolso, na cabeça e no coração. Então isso é criativo”.


Quem teve a oportunidade de conhecer esse trabalho levou consigo o encanto poético de autores locais, e quem ainda não teve pode continuar visitando a Praia Grande, onde eventos como a 7ª FeliS são realizados com a participação de artistas militantes de uma cultura rica e diversificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!