terça-feira, 12 de agosto de 2014

Festa de 15 anos em galeria de arte: Sarau TrapicheLume na Praia Grande


A exposição que conta um pouco da história da Lume Filmes.
Um movimento de criadores e amantes da arte agitou a noite da última quinta-feira na Galeria Trapiche, no centro Histórico de São Luís. A produtora Lume Filmes completou 15 anos, com diversos motivos para comemorar. O mais recente foi a premiação de uma de suas produções, “O Exercício do Caos”, no 37º Festival Guarnicê de Cinema. Na noite de celebração, a Lume compartilhou um pouco de sua história com exposição de cartazes e capas de DVD de filmes que foram desenhados por parceiros da produtora, bem como catálogos do festival e outras peças. Foi também uma oportunidade para o lançamento do edital do V Salão de Artes.
O cineasta Frederico Machado, fundador da Lume, abriu as atividades, fazendo um convite ao público para participar do V Salão de Artes: “É preciso as pessoas virem mais a essa galeria, pra conhecerem mais a arte do Maranhão”. Ele também expressou gratidão aos companheiros de empreitada na produção cinematográfica: “Eu queria agradecer muito às pessoas que estão aqui junto com a gente, nessa festa, e dizer que a Lume existe há 15 anos, mas com um trabalho super sério, voltado para o cinema autoral, faz do cinema maranhense especificamente maranhense, e eu tenho uma equipe muito amiga”. Seu mais novo projeto, “O Signo das Tetas” foi citado como exemplo de uma produção que, mesmo sem apoio financeiro do estado ou das empresas locais, é está sendo realizada com garra e luta, assim como ocorreu com “O Exercício do Caos”.
Antes de conferir as atrações programadas para espaços externos da Galeria, o público testemunhou uma pequena homenagem ao poeta Nauro Machado. O ator Auro Juriciê, protagonista do último filme de Frederico, declamou um soneto produzido pelo saudoso José Chagas, no qual o homenageado é chamado de “demônio de luz”. Posteriormente, os trechos poéticos do próprio Nauro encerraram esse primeiro momento de atividades e preparou os presentes para uma intervenção teatral, feita em uma área externa. Logo depois, o público prestigiou arte circense, produção de pintura em spray e apresentações musicais, com artistas da cidade. A mensagem deixada pelo evento é que o trabalho coletivo e o desejo de fortalecer um movimento em nome da arte independente estão em voga em São Luís.

Escrito por Joelma Baldez, da Redação Foca Aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!