sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sexta-feira de premiação do 35º concurso literário "Cidade de São Luís"

Fonte do Ribeirão é palco de solenidade de premiação literária
Foto: Iran Peixoto
A Fundação Municipal de Cultura (FUNC) realiza hoje, às 17h, a solenidade de premiação dos vencedores da 35ª edição do concurso literário "Cidade de São Luís" 2013, na Fonte do Ribeirão. Foram contempladas  oito obras em diferentes categorias: romance, novela, conto, poesia, ensaio, peça teatral, literatura infantojuvenil e jornalismo literário. Cada escritor receberá o valor de dez salários mínimos e certificado pela participação no concurso, e terá mil exemplares de sua obra publicados, além de uma tiragem especial em braile, destinada ao atendimento de portadores de deficiência visual em bibliotecas e outras entidades.
O concurso tem por objetivo "selecionar, premiar e publicar trabalhos inéditos de autores maranhenses ou comprovadamente radicados há pelo menos um ano no Estado do Maranhão" e, nesta edição, aumentou o número de chances de revelações de escritores. Além dos cinco prêmios tradicionalmente oferecidos, foram criados "Dona Carochinha", "Arthur Azevedo" e "João Lisboa", prêmios voltados para obras inscritas nas categorias infantojuvenil, peça teatral e jornalismo literário, respectivamente.
Segundo a organização do concurso, os vencedores são predominantemente jovens, com pouca experiência literária, mas com um nível de conteúdo que surpreendeu os jurados. A estudante de Jornalismo Sabryna Mendes, 20, natural da cidade de Itapecuru-Mirim, garantiu o prêmio "Aluízio Azevedo" com o livro "Cafés Amargos", na categoria romance. É sua primeira participação em um concurso do gênero.
A Comissão Julgadora do concurso é multidisciplinar e conta com um julgador maranhense e outro nacional por categoria, totalizando dezesseis profissionais atuantes nas áreas de Letras, Literatura, Teatro, Comunicação, Educação e Cultura. 



OBRAS PREMIADAS

Prêmio Aluízio Azevedo na categoria romance
-Cafés Amargos, de Sabryna Rosa Mendes de Castro.

Prêmio Graça Aranha na categoria novela
-O Labirinto, de Adonay Ramos Moreira.

Prêmio Coelho Neto na categoria contos
-O Suicida, de Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior.

Prêmio Dona Carochinha na categoria literatura infantojuvenil
-A Formiguinha Bruna e o Reino das Saúvas, de Wescley Brito da Silva.

Prêmio Sousândrade na categoria poesia
-A Ilha do Encoberto, de Claudicélio Rodrigues da Silva.

Prêmio Arthur Azevedo na categoria peça teatral
-Post Mortem, de André Felipe Cruz Correa.

Prêmio Antônio Lopes na categoria ensaios
-A Flecha, a Pedra e a Pena: João Affonso, Aluísio Azevedo e a primeira revista ilustrada do Maranhão, de Iramir Alves Araújo.
Prêmio João Lisboa na categoria jornalismo literário
-Vem Cá Curiar Cacuriá!, de Inara Conceição Melo Rodrigues.



Escrito por Joelma Baldez, da Redação do Foca Aí
Com informações da Fundação Municipal de Cultura (FUNC)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com a gente!